Por que Comemoramos o Ano Novo no 7° mes????


O primeiro mês é conhecido como Nissan, mês que relembramos a saida do povo do Egito (pessach/pascoa), em Nissan nos libertamos de nosso Egito, parte de nossa alma experimenta o mesmo gozo da saida do Egito, consegue se desamarrar de escravaturas "quase"eternas. É como um nascer, sair do útero, do carregar pedra para os outros e começar a fazer sua verdadeira função, ser voce mesmo - o caminho para a revelação do individuo.
Mas para isto são necessários 6 meses para reconstruir uma personalidade, um EU forte, que já se desvenciliou das lembranças e apegos do passado (que já largou a saia da mãe). Passamos então pelos 5 signos - áries, touro, gemeoas, cancer e leão, chegamos no 6° signo, virgem para realizar a Teshuva, pois construimos um eu cheio de egos e manias, cheio de si, que agora precisa fazer uma geral, reorganizar e rever cada coisa construida, o que carrega e não carrega dentro de si. Virgem nos convida a entrar num estado virginal, estarmos abertos para o novo, sem os impulsos do ego, do desejo de querer só para si. É preciso abrir espaço para que o Outro, as outras coisas possam vir a se manifestar em sua vida.

A condição humana é de ocupar todos os espaços, seja de forma fisica, emocional ou mental, não abrimos espaço para o Nada, o Vazio.


Bem agora podemos entrar no sétimo mês e buscar um novo estágio de vida - casar com D'us, pois este é o mês que retornamos para D'us. Só seremos completos quando encontrarmos a outra parte que nos falta. Não é por acaso, que o setimo mês é regido pelo signo de Libra! aquele que rege o casamento.


Os 6 meses anteriores foram de preparação para nos ligar em algo, quando chegamos no setimo (7) podemos (devemos) fazer uma renovação total, um contato com 5 partes (5 festas deste mês), que são 5 estágios do desabrochar de cada um (como uma planta).

Rosh Hashana - Ano Novo

Yom Kippur - dia do Perdão

Sucot - festa das Cabanas

Schimini Atsere - União com D´us

Simcha Torá - Alegria da Torá

Estas festas referems-e as 5 vestimentas que a alma deve experiementar para ficar mais evoluida e se desfazer das memorias do erro do Adam, das negatividades ou pão da Vergonha.


7 se refere ao Shabat, 7 e' considerado o numero mais significativo da Cabala. Ele representa o mundo natural, este em que vivemos, na qual neste dia , ou neste numero D'us parou, repousou. A natureza para, pois precisa receber uma nova semente, para fazer um novo ciclo (em uma oitava maior). A parada é um espaço que se abre para que o outro possa se revelar - lembre o sétimo mês é do signo de Libra ( a balança, o casamento, o outro).
7 = 1.

O 7 é a unidade, o casamento da semente com a terra ( quem e'a semente? quem e'a terra?).
Segundo o Zohar o dia em que devemos estabelecer uma ligacao sexual e buscar o gozo é no Shabat (7), a meia noite!!!
É neste mes que buscamos este gozo, através da união mais intima com a Shechinah, a presença Divina na Terra.

É quando temos a oportunidade de nos renovar (começar) fazer um novo caminho, nos separar do "esposo(a)" errado(a) (= Satã) para casarmos com o certo (Luz = Divino).
É no 7 que renovamos a nós mesmos, desfazemos o mal, a fragmentação (por isto o dia de perdão e espiação).
O sétimo mês na astrologia é regido pelo signo de Libra = casamento, relacionamentos. É atraves do contato com o outro que podemos nos descobrir, desfazer a fragmentação, criando um espaço vazio dentro de nós, podemos receber D'us ( o outro (a)) .
Enquanto no primeiro mês (áries) nos dá o impulso, em libra encontramos o equilibrio (balança), onde o outro nos dá os limites e mede o espaço/tempo e movimento.
A Tora não possui fundamento sem este sétimo mês, dia..... sem o outro.
Este casamento, este outro, também corresponde a outra parte que existe em nós... precisamos acima de tudo aprender a casar consigo mesmos....que nada mais do que colocar verdadeiramente D´us em nosso coração.
Libra é Moznaim, tem relação com orelha/ouvido = oznaim, recebemos D´us quando O escutamos... por isto a Torá fala-ns em " ouvir estas palavras..." as palavras de D´us. Interessante que libra é um signo de AR, o ar tambem é o espirito, a alma.
Fomos corpóreos até então, agora inicia a nossa jornada da alma, do plano mais elevado.

LEMBRAMOS: ROSH HASHANA (ANO NOVO) INICIA DIA 13 ÀS 18H10MIN EM PORTO ALEGRE


SHANA TOVÁ!!!!!

FELIZ ANO NOVO!

Comentários