pós Yom Kippur!


Acabou o Yom Kippur, mas não terminaram os trabalhos espirituais.
Ainda temos sucot, Hoshana Haba, Shmini Atseret, Simchá Tora....
Muitas situações que irão nos dar a oportunidade de transformar nossas vidas, através de rituais que mexem com nosso mundo interno.

Yom Kippur termina e temos uma sensação de satisfação e tristeza, é como final de festa...é uma pena que acabou.
Podemos falar do nível espiritual que atingimos, mas existe algo que nos acompanha desde a infância...os encontros familiares e o encontro com a comunidade. Por isto, tudo tem este ar de festa.
Espiritualmente unidade, ligação, identidade...passando por paciência, tolerância e muito mais.
É um momento único durante todo o ano!
Os encontros e reencontros, a dinâmica de uma comunidade que fica exposta em apenas 1 dia.
E que dia.

Chuva por todos os lados, a água que desce e alaga as ruas, também simboliza os aspectos de purificação e limpeza que existem no Dia do perdão.

É preciso perdoar a D´us e a natureza e mais ainda, é preciso perdoar ao homem que destrói e desequilibra. Um D´us misericordioso que perdoa nossa não escuta para Ele.
Na oração SHEMA ISRAEL encontramos:

Ouve Israel, Adonay(IHVH) é nosso Criador, Adonay (IHVH) é Um.
Bendito seja o nome daquele cujo Glorioso Reino é eterno.
E amarás o Eterno, teu D-us, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu poder. E estarão, permanentemente, no teu coração, estas palavras que hoje te recomendo. E as ensinarás diligentemente a teus filhos e falarás a respeito das mesmas quando estiveres sentado em tua casa e quando estiveres andando pelo teu caminho; quando te deitares e quando te levantares. E as atarás como sinal na tua mão, e serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais da tua casa e nas tuas portas. E acontecerá, se diligentemente ouvirdes os meus mandamentos que vos ordeno hoje - para amar o Eterno, vosso D-us, e serví-lo de todo o vosso coração e de toda a vossa alma - darei a chuva da vossa terra na estação própria, a têmpora e a serôdia; e recolhereis vosso grão, e vosso mosto e vosso azeite...

D´us há de perdoar, por que não escutamos mais Ele.

Comentários

noemia disse…
magnifica essa oração,,agradeço a DEÚS,a graça de encontra-la. a vc que não conheço obrigada,abraços ,NOEMIA PEZZI.