D´us faz um pacto de nunca mais destruir a terra e estabelece o arco íris como sinal. Noé é autorizado a comer carne e lhe dá estas 7 leis:
– As 7 leis de Noé (Noah) – Elas são uma herança para toda a humanidade! Estas leis são aplicadas a todas as pessoas. Cada uma destas leis tem uma relação com uma sefirá da arvore da vida, uma dimensão de energia.
As 7 leis formam o corpo espiritual que existe em nosso mundo, chamado de Zeir Anpin.

1. Reconheça que existe apenas um D’us

2. Respeite o Criador

3. Respeite a vida humana

4. Respeite a instituição do casamento

5. Respeite a propriedade alheia

6. Respeite todas as criaturas

7. Estabeleça tribunais de justiça



1. Crer em D´us – Um único D´us – Não a idolatria – Netzach – eternidade,vitória.
A cada dia nos deparamos com forças opostas, seres, energias, entidades que atuam em nosso mundo. Estas energias estão nos objetos, pessoas, seres espirituais e etc, e nós podemos servi-los afim de proteger nossa sobrevivência. Existe uma essência Única – um D´us único. Manter-se ligada a esta unidade constrói a unidade interna. D´us representa a vitória do homem contra o mal, a dualidade. E o mal é quando direcionamos erroneamente a nossa fé. E errar a fé é construir idolatrias.

2. Respeitar D´us e louvá-lo – Não use o Nome de D´us em vão! Hod – reverberação, reconhecimento, agradecimento.
Quando estamos mal – culpamos a vida! E ao culpar a vida culpamos a D´us. Falhamos em não reconhecer D´us, não agradecê-lo diariamente pela vida que recebemos, logo, por suas bênçãos – nos fechamos, impedindo que a luz chegue a nós.

3. Respeite a vida – Não mate – Energia de Guevura. Força.
A raiva mata, a inveja mata. Esta lei nos protege da tendência animal instintiva que temos, de nosso desejo de querer para si.

4. Respeite a Família – não seja sexualmente imoral – proibição do adultério - Sob a energia de chessed, a misericórdia.
A Torá afirma: "Não é bom que o homem esteja só"; então D’us fez uma companheira para Adam e no casamento "Ele os abençoou". Em uma família saudável a criatividade do homem encontra expressão significativa na mulher. A imoralidade sexual é o sinal de uma decadência interior que gera uma sociedade cruel, trazendo confusão ao plano de vida Divino. Os instintos tomam conta, logo o caos é o senhor da vida!
O Adultério é uma perversão da unidade, do amor, da beleza, da harmonia.
5. Respeite a propriedade alheia – não roube – Energia de Tifereth
Visto que nosso sustento vem de D’us, deveríamos procurar obtê-lo honestamente, com dignidade, e não por meio de meios enganadores. Roubar, enganar gera o caos, mostra que nosso ego está no poder. Que o desejo de querer para si, origem de todo o mal na humanidade está presente e destruindo mundos e pessoas. O roubo é uma perversão da beleza e de relações em equilíbrio. Roubamos o equilíbrio.
O desejo de querer para si deriva dos impulsos, instintos – nefesh.

6. Respeite todas as criaturas, proibição de comer animais vivos ou sangue – Yesod - fundação

D’us deu ao homem "domínio sobre o peixe, a ave, o gado e sobre toda a terra". Nós somos os guardiões da criação de D’us. Em última análise, nossa responsabilidade se estende além da nossa família, além até da sociedade, para incluir o mundo da natureza. O 6° mandamento foi entregue depois do Dilúvio. Noé é um homem justo....e o Justo, segundo a Torá é o fundamento da vida, homens como ele, mantêm a criação estável. Novamente nos deparamos com questões relativas ao impulso, instinto animal do homem.
7. Estabeleça tribunais de justiça – Malchuth , o reino.
Respeitar, geram leis justas, um equilíbrio para que todos possam receber as bênçãos de D´us; O sétimo preceito é positivo, permite ao homem estabelecer sistemas legais para julgar os transgressores, para retificar a sociedade. O que a torna lei básica de toda a vida – todo o reino.

Comentários