Mês de Touro - Iyar




Estamos no mês de Touro, chamado de Iyiar. Nossos meses são lunares, a cada Lua nova um novo ciclo de energia. A cada novo ciclo experimentamos um novo colorido. Adentramos a astrologia cabalística.

Iyar é o mês do renascimento espiritual, é quando, depois do impulso, das novas atitudes do ciclo anterior, vamos amadurecer a semente. Em Touro conhecemos a necessidade de mastigar e mastigar, conhecer bem o gosto de cada coisa que nos chega. Desmanchar é transformar. De algo concreto para algo mais concreto ainda.
Por isto falamos que neste período tiramos o melhor de cada coisa, revelamos o Brilho (ziv).

É quando o Maná caiu dos céus, alimentava a alma e o corpo, purificava e refinava a espiritualidade. Também é neste mês que nos conectamos às águas tirada da pedra.
É um período em que conseguimos ter força para combater o Amalec, nome símbolo para o mal que está sempre em nossa volta. Desânimo, energias negativos, inimigos revelados e não revelados. É preciso ligar-se nas forças espirituais do bem, da Luz, da Torá para combatê-los.

Neste mês podemos nos ligar a consciência do corpo e curá-lo. Iyar é o acrônimo das palavras “ Ahi haShem Rofecha” ( Eu, D´us, sou seu curador), a soma de suas letras revela o valor 221, que o mesmo da palavra curar. Cada letra do nome Iyar é a primeira letra de Avraahm, Isaac, Yacoov, Raquel – canais de luz para este mês.
O mês de Touro é visto como uma ponte de transformação entre a Nefesh e o Ruach, uma passagem de consciência, a transformação de nosso ser, mais elevado, mais sensível – perceptível, pois podemos desenvolver a capacidade de ouvir pelo corpo, deixá-lo mais leve, menos denso. Existe neste período o dia que marca esta passagem, que é LAG BAOMER, o 33° dia da contagem do omer, que representa a reta final para chegarmos na Terra Prometida e uma parte da caminhada para recebermos as instruções, conhecimento, a identidade desejada. Lag baomer, também marca o fim de energias negativas atuando em nossas vidas, é o dia da conexão com a sabedoria de Shimon Bar Yochai, escritor do sagrado ZOHAR.

Na letra Vav, nos ligamos as luzes divinas, na letra vav mastigamos as emoções para construir o pensamento correto (ação deste mês). Vav liga conceitos aparentemente opostos, ela é a letra que traz a palavra EMET – verdade.
Ainda estamos construindo, valores, desejos, conhecendo nossa essência e o que temos para oferecer e trocar com a vida. Estamos buscando e aprendendo a pertencer a algo, alguém.

Iyar – Touro regido por Vênus, sua pedra é a esmeralda, safira. Cor é o rosa ou verde. Metal o cobre, Essência: rosa! Tribo Yssachar.

Comentários