A IMPUREZA
E A PUREZA:
“Não comereis nenhuma
coisa levedada;
em todas as vossas habitações comereis pão
ázimo”(Ex. 12,20)
A proibição se faz a partir das 12 h do dia 14 de Nissan.
O que é Chametz? Trigo, centeio, cevada, aveia que tenham
permanecido em água durante 18 minutos. Comida ou bebida feita de um destes
cereais.
É proibido o uso de panelas, pratos e utensílios que tenham
tido contato com Chametzs. Os fogões devem se tornar kasher. É comum entre os
Askenazim não comer: arroz, milho, amendoim, e verduras que frutificam em
vagens.
Tenha em mãos UMA COLHER DE PAU, UMA PENA ( preferencia Ganso ou Galinha).... e use estes elementos para recolher o fermento...ele te isolam da negatividade,
Tenha em mãos UMA COLHER DE PAU, UMA PENA ( preferencia Ganso ou Galinha).... e use estes elementos para recolher o fermento...ele te isolam da negatividade,
Existe um ritual de busca do Chametz (Bedika Chametz), realizado após o anoitecer. Antes da busca deve-se
dizer a seguinte Benção:
Baruch atá Ado-Nai Elo-Heinu MeleKh HaOlam,
Asher KideShanu Be Mitsvotav Ve Tsivanu Al Biur Chametz.
Bendito Sejas Tu, Ó
Eterno, nosso D-us, Rei do Universo,
que nos ordenou a
destruição do Chametz (da negatividade)
É comum usarmos uma colher de pau
como receptáculo e uma pena para recolher o Chametz, com isto a colher faz o
papel de uma vasilha que conterá o mau e por ser de madeira a manterá ali, sem
influir no conteúdo, e o conteúdo sem influir no ambiente, a pena é usada para
que não se tenha contato com a negatividade do Chametz. Depois de encontrado o
Chametz escondido ou não, faz-se a seguinte declaração de Nulificação:
Kol Chamiha de-Ika v-iReshuti, de-La Chamite u-de-la
Viarte u-de-La Idana Le li-Batel ve-le-Hevei Hefker
ke-Afra de-Ara.
Todo o fermento e todo o Chametz
Viarte u-de-La Idana Le li-Batel ve-le-Hevei Hefker
ke-Afra de-Ara.
Todo o fermento e todo o Chametz
que se encontra em meu poder
e que eu não tenha visto e não tenha
destruído,
seja nulo e propriedade pública, como o pó da
terra.
Quando se abre um processo ou ato
que, no caso de purificação, deve-se ao final, dar por encerrado, para que nos
céus e as entidades (energias de luz) possam terminar seu trabalho.
O Chametz será queimado na manhã
seguinte. Sua queima é o Din
(julgamento).
Quem faz a busca não deve
conversar, apenas estar concentrado nesta limpeza, para que a mesma ocorra.
Queima do Chametz: Realiza-se até
uma hora antes da permissão de comer o Chametz. Queima-se em forno ou fogueira
e diz-se:
Kol Chamiha de-Ika v-iReshuti, de-La Chamite u-de-la
Viarte u-de-La Idana Le li-Batel ve-le-Hevei Hefker
ke-Afra de-Ara.
Kol Chamiha de-Ika v-iReshuti, de-La Chamite u-de-la
Viarte u-de-La Idana Le li-Batel ve-le-Hevei Hefker
ke-Afra de-Ara.
Todo o fermento e
todo o Chametz
que se encontra em meu poder
e que eu não tenha visto e não tenha
destruído,
seja nulo e propriedade pública, como o pó da
terra.
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Na Kabbalah juntamos 10 miolinhos de pão e espalhamos para buscá-los.... e recolhe-los.. estes 10 miolinhos representam as 10 sefirot da Árvore da Vida, os 10 aspectos emocionais precisam serem limpos
Você pode sentar e fazer uma meditação minuciosa dentro de você, percorrendo estes 10 aspectos...e profundamente limpando e retirando o Fermente que e existe em ti.
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Na Kabbalah juntamos 10 miolinhos de pão e espalhamos para buscá-los.... e recolhe-los.. estes 10 miolinhos representam as 10 sefirot da Árvore da Vida, os 10 aspectos emocionais precisam serem limpos
Você pode sentar e fazer uma meditação minuciosa dentro de você, percorrendo estes 10 aspectos...e profundamente limpando e retirando o Fermente que e existe em ti.
São vários os símbolos do desejo
de receber para si, que representam o mal e a impureza, o pão é um destes
elementos (levedura), pois possui uma natureza metafísica semelhante a esta
energia, por isto existe a idéia da necessidade de repartirmos o pão.
A massa fermentada tem como
principal característica crescer e inchar, azedando levemente, simbolizando o
orgulho e a ostentação, raízes da prática do mal.
Devemos limpar todo o mal uma
noite antes do Seder, quando iremos receber a luz da consciência e liberdade (a
revelação de D-us). É costume esconder 10 porções de Chametzs na casa
(correspondendo as 10 sefirot), o que assegura que a busca foi detalhada e para
que não se diga nenhuma benção em vão, e assim agir física e metafisicamente.
Existe uma semelhança nas
palavras (estrutura metafísica similar): Chametzs e Matza (alimento de fé), uma
é escrita com o Chet, a outra com Heh. Isto denota que a matza contêm menos
desejo de receber. Pois o Chet simboliza a palavra corda (Chevel), desejo
(Chesek), pecado (Chet), em seu hierógrifo temos uma abertura da letra para
baixo, representando o norte, que está aberto recebendo todo o mal ou o bem,
abri portas para o livre arbítrio. Nesta casa fechada é onde se guarda e
recolhe os bens para uso próprio. Representa Yesod (passado, ego, influências),
os órgãos masculinos, as duas pernas representam os ductos de saia de resíduos
(mal) e de esperma - reprodução (bem). Representa a “besta”- o quadrupte que
olha de perfil, a violência, o rudimentar do animal. Esta letra não consta nos
nomes das tribos sagradas.
Enquanto isto, aletra Heh, nos
traz o nome de D-us, o nome de Abraão que foi completo com está letra,
fazendo-o inteiro e igual a D-us. Representa a ação, o movimento (braços e
pernas), sua palavra é o artigo O, iluminar (Hair), foi a letra usada por D-us
para criar o mundo, pois aparece duas vezes no nome de D-us (tetragrama).
Simboliza os 5 níveis da alma, os 5 dedos da mão, aquele que mantem a posse,
aquele que constroi e que estende sua mão. A letra simboliza o real e
determinado. Como completa palavras no feminino carrega tudo aquilo que
expressa o amor e a paixão do Homem. Por seguir a letra Dalet, mostra que a
porta aberta deve ser aproveitada por outras pessoas.
Além do que a matza é plana e
compacta, sugere a humildade, recato e o auto-controle.
Falar a benção faz com esta atue
como cabo de transferência metafísica para alcançar e ter os objetivos. O uso
da vela está ligado ao desejo de receber e compartilhar (luz).
A 1º
etapa da destruição das impurezas é a etapa de Malkut, do reino, da carne, o
que acaba por representar as klipot pessoais, e assim sucessivamente, onde cada
impureza representará uma parte de nossa vida: O corpo físico, os sentimentos e
emoções, os pensamentos, o ódio, a raiva, a vaidade, o poder e domínio sobre os
outros, a injustiça, a rigidez, a entrega excessiva e as intenções negativas.
Os diferentes aspectos de Pessach
faz com que possamos fazer diferentes tipos de conexão com a força, sua
natureza é o equilíbrio entre as colunas da esq. e dir.
Nos conectamos com a estrutura
das dez sefirot, é uma transferência de energia.
A coluna central tem um papel
especial. Este é o simbolismo das ombreiras de porta, pois representam um
sistema completo de 3 colunas, que foi nos dado para nos permitir a libertação.
O preceito mais importante deste momento festivo, ou momento
cósmico é o do pão ázimo, ou Mátza, além de ser a época de nossa libertação (Zeman Heiruteinu), pois está ligada a
coluna do meio.
“... e passarei por
cima de vós e não haverá entre vós praga para destruir-vos...”(Ex. 12,13)
A partir desta passagem a idéia de oferenda pascal acontece
para recordar suas promessas.
Pessach marca a colheita da 1º
safra na terra de Israel, sendo a cevada a principal.
“Sete dias comereis
pão ázimo”(Ex.12,15)
Característica da Matza: feita com água e farinha, seu tempo
de preparo e contato água + farinha não deve passar de 18 min.
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