Shofar

Neste período de festas é obrigação ouvirmos o shofar - seu som desperta, acorda profundamente nossas células. Considerado uma arma contra a negatividade que entranha em nosso corpo e nosso ser.
No Rosh Hashana seu toque limpa e purifica, no olhar da kabbalah as cascas mais profundas, eliminando as nossas impurezas.

Comemoramos o Ano Novo em dois dias - juízo e misericórdia, fazem parte destes dias, e o segredo do shofar é unir estas duas colunas, erguendo a coluna central.
O primeiro dia do ano novo ( 8 e 9) é o despertar do juízo superior, as três sefirot superiores são despertas para unir-se as 6 sefirot ( zeir Anpin) no segundo dia, que estará sendo desperta a misericórdia inferior. Estes são dois universos espirituais internos, não percebidos.

O poder do shofar

Shofar é uma trombeta, através dele podemos destruir as energias negativas (Clipot) que assolam o nosso mundo, a nossa vida. É através dele que estabelecemos a luta contra o mal. Ele é o instrumento para a guerra espiritual!

São as trombetas que destroem os muros que nos envolvem em nossa cegueira e incapacidade de ação!!

Tradicionalmente, os rabinos antigos criam que o som do SHOFAR confundia o inimigo, o satã.


IMPORTANCIA DO TOQUE

Ao tocar o Shofar espalhamos a força e luz divina em todos os lugares.

Conforme está escrito no Zohar, “Não existe som do shofar, que não ascenda a um determinado firmamento, e tudo naquele firmamento dá passagem àquele som.”
O sopro do shofar é uma ferramenta que possui um efeito imediato de limpeza e purificação sobre as forças negativas que afetam as vidas de cada um na sinagoga, e até sobre a negatividade no mundo como um todo. O som místico que emana do shofar age como um raio laser espiritual que dissolve todos os bloqueios de energia negativa que tenhamos criado nos últimos 12 meses. Um ultrassom espiritual, cujas vibrações permeiam cada espaço de nosso ser, removendo o resíduo negativo e purificando nossa alma. A cada toque do shofar transcendemos os parâmetros normais de tempo e espaço. Revisitamos os momentos do nosso comportamento negativo, e rescindimos os julgamentos.
Os Sons do SHOFAR
O som e o toque que o SHOFAR transmite, é a chave para a ação que devemos tomar. Isto é muito importante.
Ao tocar temos a seguinte benção: "Baruch Atáh ADONAI Eloheinu Melech Haolam, Hasher Kidshanu BeMitzvotav BetTzivanu Lishmo'a Kol SHOFAR."
"Bendito És Tu ADONAI nosso D´us, Rei do Universo, que nos santificas com teus mandamentos, e nos mandas escutar o som do SHOFAR."
A importância do Shofar no 7° mês: O mandamento não se cumpre ao tocarmos o SHOFAR, mas ao escutarmos o som do SHOFAR. Vejamos o que diz Lv 23.24 "Dize aos filhos de Yisrael: no sétimo mês, ao primeiro do mês, tereis descanso solene, um memorial com som de trombeta, santa convocação."
A palavra chave que nos orientará a cumprir o mandamento de celebrar esta festa de Yom Teruah é o "som" que em hebraico é "Teruah". Esta palavra significa "sonido, regozijo, alerta" é o nome de um dos três toques diferentes que se utilizam nos tons e seqüências durante a festa das Trombetas - Yom Teruah. Se notarmos bem, a ênfase está na palavra "som" de onde vem a palavra "soar". Assim que, ao escutar o som do SHOFAR, cumprimos o mandamento.
O Shofar emite três sons característicos:

Tekiá – um som contínuo, como um longo suspiro; Tekia é a Mãe superior, a misericórdia de Abraão (Chesed- col. da direita).

Shevarim – três sons interrompidos, como soluços; Shevarin (tocada em três notas) é o juízo indulgente - o som que nos chega ao coração e abre-o, tem relação com a coluna da esquerda , com Isaak (guevurah);

Teruá – nove (ou mais) sons curtís-si-mos como suspiros entrecortados em prantos. Aqui está o segredo do juízo estreito, ligada a Yacov (jaco - tifereth, a coluna central);
Nm 10.5 "E quando tocares retinindo - Teruah - partirão os exércitos que estão acampados ao oriente..."
Estes sons do shofar evocam e expressam sentimentos de profundo pesar pelas más ações que cometemos no passado.

Esta é a ordem dos toques do shofar:

1. Tekiá – Shevarim – Teruá – Tekiá

2. Tekiá – Shevarim – Tekiá

3. Tekiá – Teruá – Tekiá

O som de cada grupo é repetido três vezes, totalizando trinta toques. No total, durante o serviço matinal de Rosh Hashaná, o Shofar é tocado cem vezes (cada um dos sons acima mencionados é tocado três vezes e isto é repetido três vezes durante o serviço, somando noventa toques; no final, toca-se mais uma vez o grupo de dez, perfazendo os cem toques).


O shofar carrega o segredo da traquéia, o despertar do ar, da alma, do espírito, é um instrumento espiritual que eleva a consciência do ser para algo mais elevado, tirando-o da escravatura da realidade corpórea, física. Ele abre o chakra laríngeo para a passagem para uma ordem maior.


Em hebraico a palavra Lishmoa ("ouvir" ou "escutar") da mesma raiz de Shemá, possui vários significados, entre eles, escutar ou ouvir com os nossos próprios ouvidos; além de entender e obedecer. Ouvir nos traz uma nova percepção da vida.
Ouvir o shofar é fazer a caminhada da maratona espiritual é a oportunidade que temos para transpor todas as barreiras físicas e revelar o nosso potencial, criando mais chance para o nosso crescimento espiritual e auto preenchimento.

Tudo que você fez no passado esta afetando a sua vida aqui, agora! O bom nos causa hoje, felicidade e plenitude, mas o mau, nos traz tristeza e sofrimentos. D´us não pune ! Lembre-se... é a causa e o efeito....agora no Rosh Hashana é que temos a oportunidade de mudar isso.. limpar, purificar tudo do passado! Estabelecendo uma batalha espiritual na busca de derrotar o satã ( desvio), e colocar o seu destino em movimento, pois a negatividade (cascas) devem ser retiradas. É um momento de conexão com o perdão.



Grupo 1 – 30 toques
• Nos conecta com o poder de Abraham.
• Representa a Coluna da Direita – Chessed
• Estes toques limpam nossa negatividade de Idolatria
Grupo 2 – 30 toques
• Nos conecta com o poder de Isaac.
• Representa a Coluna da Esquerda – Gevurah
• Estes toques limpam nossa negatividade de Relacionamentos e deAtos/Energia Sexual.
Grupo 3 – 30 toques
• Nos conecta com o poder de Yakov.
• Representa a Coluna Central – Tiferet
• Estes toques limpam nossa negatividade em Derramamento de Sangue(quando causamos humilhação a alguém)
Grupo 4 – 11 toques
• Nos conecta com o poder do Rei David
• Representa mundo físico – Malchut
• Estes toques limpam nossa negatividade da Má Língua
• O último toque, o 101, representa o poder do Arcanjo Michael - que representa a total energia da misericórdia

Comentários