Movimentos....



O capitulo da Torá desta semana nos ensina e nos remete a novas energias!
BÔ (bet, alef = 2 +1 =3), significa “Vai”, no numero 3 mostra o inicio de um movimento, o movimento da libertação.

É preciso olhar mais fundo para entendermos e entrarmos nesta onda, para que possamos, também , nos libertar.

E D´us com sua misericórdia, vai aos poucos acordando a cada um de nós através de cada uma das pragas, movimentos que despertam o correção do faraó.
O objetivo é quebrar o coração endurecido dele.
D´us sabe que o homem não se desprende de seu Egito ( símbolo das coisas que nos prendem), assim, do dia para a noite. É preciso vários movimentos e acontecimentos que vão desprendendo e despertando o desejo mais completo para a libertação.
Enquanto Moises simboliza a Neshama, a alma desperta, que percebe o divino e sua missão, o faraó, simboliza a Nefesh, os instintos, os impulsos inconscientes que temos.
Leva tempo para sairmos de um tipo de movimento (pensamento e sentimento).
A liberdade é um convite para transformar e soltar-se de si mesmos, para uma vida mais feliz e mais plena.
A cada praga algo acontece dentro de nós que vamos amolecendo a carne!! Nos entregando, num processo de Bitul (humildade e entrega do Ego).
Mas é na morte dos primogênitos, que o Faraó se entrega, entrega a alma mais pura – Israel!
Para a Cabala Faraó, Moises, Israel é uma coisa só, um ser único!

O primogênito significa a semente da continuidade, os desejos, sonhos, projetos, a continuação da vida, o futuro.

Neste mesmo capítulo veremos todas as regras sobre a “festa de Pessach” – a páscoa. Pessach significa saltar. E é aqui que podemos experimentar este movimento, ...vai...para o teu salto...esta é a tua chance, muda a tu forma de viver, a partir de mudanças internas – mude o pensamento e mude os sentimentos.

A kabbalah judaica busca entender que o ser humano pode fazer o seu destino, pode chegar mais próximo de D´us , mas a partir de si mesmos, e não a partir de magias externas.

Por isto ela nos remete a Terra Prometida, a terra do conhecimento de D´us! Nos remete a Daat (conhecimento). Que significa o tomar conhecimento de D´us para que possamos reconhecê-lo! = Crer!

Comentários