6° mês Lunar

VAMOS MUDAR NOSSO DESTINO!










Neste mês nos conectamos com uma energia especial, que é a preparação para o novo ciclo, que vem com o 7° mês.



Elul é o mês do despertar através do arrependimento.



É um período que sob a energia de virgem nos depuramos, arrumamos a casa, colocamos fora o que não necessitamos mais, começamos a entrar mais para dentro de si, isto se chama Teshuva.



Devemos lembrar que nossas ações são um canal para a manifestação da negatividade.



A purificação nos prepara para chegarmos mais próximos de D'us, da unificação, equilíbrio das forças e energias, e assim, nos prepara para o sétimo mês, período de grades transformações. Tudo isto, são oportunidades que temos, mas só o livre arbítrio é que decide qual caminho seguir.















Nesta época do ano, começamos a tocar o shofar a cada manhã a fim de nos despertar para a chegada de Rosh Hashaná, Yom Kipur e Sucot.















O Senhor é minha luz e salvação;



A quem eu temerei? O Senhor é a fonte da força da minha vida;De quem terei medo?"



"O Senhor é minha luz", explicam nossos sábios, refere-se a Rosh Hashaná, e "minha salvação," refere-se ao Dia da Expiação. Nosso sincero retorno a D'us traz-nos tanto a luz como a salvação.



Repleto de fé em D'us, o Salmista expressa completa ausência de medo em face às adversidades, tanto interior como exteriormente.



Liberto do fardo dos pecados, ele nada mais deseja que a proximidade com D'us.



"Uma coisa pedi ao Senhor, Uma coisa procurarei:



Que eu habite na casa do Senhor Todos os dias de minha vida;



Para contemplar o prazer do Senhor, E meditar em Seu Santuário..."



E conclui o Salmista:



"Confie no Senhor; Fortalece-te E Ele te dará coragem - E confie no Senhor









Período de arrependimento e regresso!! Chamado de TESHUVA



Teshuva significa: Volta, retorno, regressar, reverter, retroceder, fazer de novo, voltar-se, converter-se, retornar, recair, tornar-se, transformar-se (em)...



Buscamos neste mês o Perdão a Kadosh Baruch Hu ( Bendito Santo)



Céu se Abre



O Rei, diz o Zohar, sai de seu Trono, desce e vem ver seu mundo – deseja nos despertar. Por isto, este é o período de avaliação onde nos encaminhamos para um casamento com D'us - unidade.



É quando podemos vencer a nossa divisão, dualidade!



Mês de despertar. Acordar. Descobrir o quanto deixamos de realizar. Há sempre a possibilidade de aperfeiçoar. Em Elul queremos romper a rotina, o dia-dia, onde esquecemos de ajudar, dar , repartir. É aqui que ocorre a preparação para o próximo mês – Ano Novo, dias temíveis e dia do perdão.



É o mês de oportunidade para vencer “karmas”, fazer um tikun.



Tikun está relacionado a estrutura metafísica do DNA.







Energia cósmica:



Está sob o signo de Betulá, Virgem.



Signo feminino de Terra (inércia e introspecção); Renovação, novidade, limpa e purifica.



Período de auto-análise (feminina = Biná). A Mulher se apega mais aos detalhes e a análise. Perfeccionismo, Preocupação, Correção de detalhes e a si mesmo.



Período em que volta ao estado virginal, onde ocorrem mudanças e alterações , devido a auto-análise. É um mudar de um estado a outro. Por isto neste momento usamos a razão para selecionar sementes, terras, animais, planejamos o que vamos construir. O homem se torna mais aberto, está saindo do seu casulo, do seu inverno interno para viver o verão.



É uma fase de seleção, crivo, triagem, distinção, particularizamos este grão, separamos o bom do ruim, impomos, assim limites. Ocorre uma ordenação, colhemos o resultado de um processo, podemos dizer que surge a lógica, a razão.



A terra está com a força diminuída, há um certo empobrecimento da vida em seu estado bruto, está estéril, virgem, no sentido de jovem em relação ao próximo ciclo, pronta para receber uma nova semente.



Assim como o momento é de clivagem, devemos eliminar os resíduos e ver o conteúdo, o que é bom e o que é mau, reconhecer o que é bom e mau em nós mesmos, está é uma semana destinada as desintoxicações, é um preparo para o jejum. Para que ocorra uma harmonia cósmica e que os limites (destinos) sejam bem realizados, devemos alimentar e adubar a terra, assim se faz com o espírito, caso isto não ocorra haverá fraqueza orgânica, doenças, que isolam e limitam a semente, fazendo com que esta não seja um objeto integrado a natureza.

Comentários